sábado, 30 de abril de 2011

A Mafia !

Na Itália existem diversas máfias, sendo mais conhecida a "Cosa Nostra" (em português "nosso assunto" ou "nossa coisa"), de origem siciliana. A Camorra, napolitana, e a 'Ndrangheta,da Calábria são outras conhecidas associações mafiosas.
A Máfia surgiu no sul da Itália na época medieval. Seus membros eram lavradores arrendatários de terras pertencentes a poderosos senhores feudais. Mas eles pretendiam dividir essas terras e, para isso, começaram a depredar o gado e as plantações. Quem quisesse evitar esse vandalismo deveria fazer um acordo com a máfia. Da Itália, a indústria da "proteção forçada" se espalhou para o mundo inteiro, em especial para os Estados Unidos. O filme The Godfather conta a história do crescimento da máfia nos EUA.
A palavra "mafia" foi tirada do adjetivo siciliano mafiusu, que tem suas raízes no árabe mahyas, que significa "alarde agressivo, jactância" ou marfud, que significa "rejeitado". Traduzido livremente, significa bravo. Referindo-se a um homem, mafiusu, no século XIX, significava alguém ambíguo, arrogante, mas destemido; empreendedor; orgulhoso, de acordo com o acadêmico Diego Gambetta.
De acordo com o etnógrafo siciliano Giuseppe Pitrè, a associação da palavra com a sociedade criminosa foi feita em 1863 com a peça I mafiusi di la Vicaria (O Belo Povo da Vicaria) de Giuseppe Rizzotto e Gaetano Mosca, que trata de gangues criminosas na prisão de Palermo. As palavras Máfia e mafiusi (plural de mafiusu) não são mencionadas na peça e foram, provavelmente, inseridas no título para despertar a atenção local.
A associação entre mafiusi e gangues criminosas foi feita através da associação que o título da peça fez com as gangues criminosas, que eram novidade nas sociedades siciliana e italiana àquela época. Consequentemente, a palavra "máfia" foi criada por uma fonte de ficção vagamente inspirada pela realidade e foi utilizada por forasteiros para descrevê-la. O uso do termo "máfia" foi posteriormente apropriado pelos relatórios do governo italiano a respeito do fenômeno. A palavra "mafia" apareceu oficialmente pela primeira vez em 1865 num relatório do prefeito de Palermo, Filippo Antonio Gualterio.
Leopoldo Franchetti, um deputado italiano que viajou à Sicília e que escreveu um dos primeiros relatórios oficiais sobre a máfia em 1876, descreveu a designação do termo "Mafia": "o termo máfia encontrou uma classe de criminosos violentos pronta e esperando um nome para defini-la e, dado ao caráter e importância especial na sociedade siciliana, eles tinham o direito a um nome diferente do utilizado para definir criminosos comuns em outros países."

Assistir o filme o Poderoso Chefão agrega muito e aproxima o telespectador da realidade da época. Iremos visitar o bar Vitelli onde foram filmadas algumas cenas, o Bar ainda existe e fica localizado na cidade de Savoca, vizinho a Taormina.

Para os que estão se perguntando o que um bar pode ter de tão importante para ser visitado, aí vai a explicação: os mais antigos fãs do famoso filme “O Poderoso Chefão” vão lembrar da comemoração do casamento do personagem Corleone com Apollonia, justamente no Bar Vitelli, situado em Sicília na Itália, que serviu de cenário para a marcante cena. O trajeto por onde os personagens passaram tem início na igreja São Nicolau, depois um caminho pelo vilarejo, onde há um cortejo com canções típicas da região, para celebrar o casamento e, finalmente, chega até o Bar Vitelli, onde a festa começou, no caminho conhecido como Savoca.

Visita ao Bar Vitelli na Itália
Visita ao Bar Vitelli na Itália

Para os que assistiram ao filme, é uma visita muito interessante, pois podem reviver as emoções que a película passou para todos seus admiradores. A igreja e o bar tem a mesma arquitetura desde a época das gravações das cenas do filme. O Bar Vitelli ainda mantém as mesmas cadeiras e mesas onde os atores se sentaram. Para os fãs, com certeza, será uma viagem inesquecível.

La partenza

Partiremos dia 23 de junho de 2011 com destino a Milão, passaremos nosso primeiro final de semana na Liguria - depois conto como foi, mas já antecipo que é maravilhoso, Cinque Terre é um sonho, recomendo ! No dia 27.06 partiremos para Sicilia, embarcaremos de Milão - Malpensa com destino a Palermo. Alugamos um carro para percorrer a ilha retirando no aeroporto no dia da chegada. Nosso roteiro inclui: Palermo, Cefalú, Messina (com uma fugidinha a Reggio Calabria), Taormina, Siracussa, Agrigento, Marsala, San Vito Lo Capo e Palermo. Serão 12 dias de muita correria, descobertas e degustação de todos os sabores que a região oferece.

Preparativos

  1. Primeiramente destino, encontrado ! Reserva de bilhetes, inclusive bilhetes para as viagens internas. Uso sempre a Cia easyjet - http://www.easyjet.com/, atende a Europa inteira com ótimos preços, porém é preciso observar que as partidas e chegadas nem sempre ocorrem dos aeroportos mais centrais e as tarifas por serem econômicas não permitem desistência e ainda cobram por cada volume embarcado, ainda assim, vale a pena. Com os bilhetes comprados é hora de prenotar os hotéis... através do site http://www.venere.it/ e http://www.booking.com/, que também atendem toda a Europa e dispõe de acomodações de todas as categorias. Para a escolha dos hotéis tenho utilizado com primerio critério a nota dos clientes - é importante também ter em mente um valor médio para gastar com as diárias e assim continuar a busca. Após realizadas as verificações iniciais nota/preço, incluo no critério de busca, a localização - de nada adianta um ótimo local com excelente preço se sua localização for ruim. Por isso, gasto muito tempo nesta etapa, uma escolha mal feita, atrapalha a viagem e muito !!! Demorei metade de um sábado para prenotar 7 hotéis, mas vale a pena...Afinal a viagem começa antes do embarque e posso afirmar que é a melhor parte pois o "durante" voa e o retorno nos trás a nostalgia e a vontade de voltar...Diante disso, aconselho a todos os viajantes curtirem cada momento da gestação de suas viagens. Lembrem: A viagem começa muito antes do embarque.