domingo, 24 de julho de 2011

a chegada !

Chegamos em Guarulhos dia 15.07.11, às 4:30hs da manhã. O aeroporto estava uma loucura, o ápice das férias de julho, voôs chegando e partindo. O Duty Free com filas intermináveis e a expectativa de passar pela Polícia Federal... sempre um medinho !!! Não trago eletrônicos mas queijos, vinhos, temperos e coisinhas para relembrar o sabor da Italia, quase enchem uma mala... se me pegam !?!?!? Passei, de novo !

Antes de chegar em casa, passamos na casa da minha mãe que nos esperava com o café da manhã, bem gostoso !

Ao chegar em casa, momento verificação... nada vazou, nada quebrou, nada amassou... Meus quitutes e mimos chegaram inteiros ! Tenho munição por um bom tempo, reviver os sabores faz parte da continuidade de todas as minhas viagens para a Itália.

Choro e fico sensível por alguns dias, são sensações que não consigo explicar... com o tempo a angústia dilui e a vida continua, tem que continuar !

Quem lembra do post o ritual ? O rótulo exemplar já "descansa" na espera da próxima véspera !


Valeu a todos que incentivaram meu blog. Embora de modo simplista e primário, adorei compartilhar meus momentos especiais com todos meus amigos reais, virtuais e anônimos e fico a disposição para falar, falar e falar por toda a minha vida de todas as minhas experiências na bota !

Um agradecimento especial ao meu marido, que dirigiu 2.300 km nas estreitas, sinuosas e perigosas estradas, para cumprir o meu louco roteiro e ainda parando nos locais mais sinistros para as minhas fotos.

 Valeu !!!!

Corleone - Um passado contundente !

Corleone
28 de junho de 2011


Corleone fica no interior de Palermo, uma picolla cidade, cheia de história e lembranças. Em corleone está sediado o C.I.D.M.A. - Centro Internazionale di Documentazione sulla Mafia e Movimento antimafia.


Estivemos lá e fizemos uma visita guiada. O Centro é riquíssimo de fotos, jornais, processos verdadeiros e muita história. A visita emociona quando a guia conta o sofrimento das famílias e o medo que assombrava aquela época.

A máfia é uma organização mundial, que sobrevive até os dias de hoje embora silenciosamente. O que é possível saber - os mafiosos sempre muito reservados deixaram poucos registros históricos. Sabe-se que eram organizações enormes que mantinham-se no poder basicamente através da corrupção e submissão do povo, praticando atividades ilegais sempre com fins lucrativos, tais como: prostituição, drogas, crimes políticos e das mais variadas vantagens econômicas. 

A história é contundente e impossível de contar em poucas linhas, para quem tiver interesse, acessar o site http://en.wikipedia.org/wiki/Sicilian_Mafia, terá uma boa visão sobre o tema.

Ficamos bastante impressionados com a história das mortes e as mensagens que os mafiosos deixavam - sempre sutis. A cada "queima de arquivo", como por exemplo na foto abaixo - o pai (membro pouco importante de uma organização mafiosa) foi morto e colocaram em sua boca, um pano branco, simbolizando que aquele homem havia falado demais...

 foto tirada de uma foto do Centro

Em cada morte havia uma mensagem subliminar. Sabe-se, que foram traduzidas pelos diversos depoimentos colecionados, como a posição dos corpos, objetos deixados no local das mortes, forma da morte, entre tantos outros... 


O Centro possui as únicas cópias autorizadas de processos importantes ( mais de 400 mafiosos) julgados ou não. Muitos deles hoje estão cumprindo pena, outros não.

 Um dos volumes do processo de Tommaso Buscetta

Tommaso Buscetta, foi um dos mais importantes nomes da máfia italiana. Preso no Brasil em 22 de outubro de 1983 pela Polícia Federal, Tommaso foi extraditado para a Itália e resolveu contar em 45 dias tudo o que sabia sobre a máfia, incluindo as relações com a classe política italiana. Durante a década de 80, Tommaso testemunhou contra 22 pessoas acusadas de contrabandear US$ 1.65 bilhão em heroína para os Estados Unidos. A droga foi supostamente vendida através de uma rede de pizzarias no nordeste e meio-oeste americanos. Daí o julgamento nomeado “Conexão Pizza“.
Tommaso é considerado o primeiro mafioso “arrependido” da história, daqueles que trocam informações por proteção e uma nova chance de viver em paz, torcendo para a máfia não encontrá-lo. Em 1993 Tommaso é extraditado para os Estados Unidos para participar do programa de proteção a testemunha, recebendo novo nome e liberdade vigiada.
Por incrível que pareça, Buscetta não foi morto pela máfia, mas acabou morrendo em 2000 vítima de câncer.



















                                                                 Nós em Corleone!!!




As paisagens são maravilhosas

Tudo isso deu origem ao famoso e premiado filme "O Poderoso Chefão" ( Il Padrino).
Muitos imaginam (como nós imaginávamos) que o filme havia sido feito em Corleonne. No entanto, foi quase que totalmente filmado em Savoca, cidade que visitamos e sobre a qual falaremos a seguir.

Savoca
01.07.2011


Savoca é outra linda cidade. Corleone fica localizada há aproximadamente 50km de Palermo, enquanto que Savoca, 30km de Taormina, exatamente lados opostos da ilha.

um tributo a Francis Ford Coppola
diretor/cineasta
Em Savoca, embora muita gente não saiba, ocorreu grande parte da filmagem "O Poderoso Chefão". Conta-se que o escritor do filme quiz comprar o bar por causa da máquina de granita. Não conseguiu comprar nem o bar nem a máquina, que continua lá onde tomamos uma ótima granita de limão, o único sabor disponível.

vista da máquina de granita, pela janela.

O Bar é maravilhoso e vive do turismo, dentro dele um pequeno museu com peças antigas e tudo sobre o filme !




Ao chegarmos ao bar, senti uma enorme emoção, tudo exatamente igual ao filme e para ser mais real tocava sua trilha sonora, o que não me envergonho em contar, me fez chorar !




Il Padrino (the Godfather Waltz) - Ennio Morricone & Nino Rota Mp3
Mp3-Codes.com




 



Na ficção - Michael, seus seguidores e o futuro sogro.







Momentos de contemplação...


eu não queria ir embora...


uma das inúmeras igrejas...


Quem disse que a vida de turista é fácil ? Procurando a igreja do casamento...Era muito longe, carro não chega, nem nós !!!


Não descobrimos de que a cidade vive. O movimento é em torno do Bar Viteli, um único café e uma pequena pracinha - aquela do início desta postagem com o tributo a Coppola. Como não circula carro pela ruas, não conseguimos explorar a cidade por ser muito alta, impossível escalar. Pudemos notar muitos idosos sentados a frente de suas casas, tomando um arzinho e comentando a invasão dos turistas !

Posso dizer que este dia marcou muito nossa viagem, mesmo sabendo que tudo gira em volta de uma ficção, para nós foi uma passagem muito real.







sábado, 23 de julho de 2011

Cores, cheiros e sabores...

Deixei este post para o final, no intuito de, com calma, poder falar da rotina gastronômica italiana e mostrar um pouco das especialidades sicilianas. Vamos lá:

O ritual gastronômico italiano tradicional é composto de antipasti; primo piatto - massa ou risotto; secondo piatto/contorno - carne ou peixe com acompanhamento; insalatta; fruta; dolce; queijo; caffè e digestivo, exatamente nesta ordem.  Obviamente que no dia a dia este menu não é seguido, pois demanda bastante tempo !
De modo geral, escolhe-se ou o primeiro prato ou o segundo com uma salada e um doce ou fruta no final. Os mais ortodoxos, comem queijo antes de levantar da mesa e dizem que não se levanta da mesa antes de a boca cheirar queijo ! Muitas casas ainda seguem este ritual, principalemte no jantar onde os familiares estão todos reunidos.
Outra curiosidade é o assunto dos italianos à mesa, inevitavelmente sempre comida - ou falam o que comeram no dia anterior ou o que comerão no próximo !!! Das primeiras vezes que estive na Italia, achei meio estranho, hoje entendo perfeitamente, também estou sempre pensando em uma nova receita - nos finais de semana, é claro !

A comida é muito boa, seja qual for a região, sempre bem preparada, com ingredientes locais e frescos, muito queijo, massa, azeite, peixes, carnes de caça, tomate, berinjela, abobrinha e muito manjericão.

Um pouco da Sicilia... Seus principais ingredientes são o atum, peixe espada, frutos do mar, berinjela, abobrinha, azeitona, tomate cereja e muito azeite. Usam também muita menta para condimentar massas feitas com peixe - dada a influência Árabe ! Fica maravilhoso, adorei ! Há uma infinidade de maravilhosas receitas e combinações, impossível de postar tudo ou escrever receitas. Eu trouxe muitas delas e outras vou arriscar a fazer, ficando a disposição para compartilhá-las com aqueles que tiverem interesse, basta fazer contato comigo, será o maior prazer.

Una cena tradizionale:

antipasti

i vini

    il primo

il secondo

insalata

schiuma d'arancia con salsa di frutti do bosco

la cassata siciliana - dessert tradizionale

Obs.: Não comemos tudo isso de uma só vez !

As bancas de rua, são lindas e dá vontade de sentar a frente e ficar contemplando...

non tocare !!!

le mandorle
 as amêndoas - ingrediente básico nas receitas sicilianas - doces e salgadas.

Outra iguaria tradicional são as frutas martoranas - um tipo de marzipã em formato de frutas e outras figuras, das mais diversas - todas lindas, são mais doces e mais pesadas, diferente para o nosso paladar, maravilhosas...

 
um marzipã siciliano em formato de morango

una pasticceria
a granita

Já falei da granita antes, trata-se de uma mistura de água, açúcar e fruta, batidos em uma máquina especial que tem uma temperatura baixíssima e emulsifica os ingredientes de uma forma única, de sabores  diversos. Os mais tradicionais em ordem de importância, são: amêndoa, limão siciliano e café. Os sicilianos tem o hábito de comer no café da manhã granita sabor café com brioche...tentei, mas não deu tempo para me habituar.

 Esta é a máquina que bate os ingredientes para fazer a granita, funciona em continuação, sempre em baixíssima temperatura. A granita é servida em copos com colher e canudo ou em taças com frutas e outras guloseimas, quando servidas na mesa. Esta máquina não é "a mais profissional", mas acerta o ponto !

Outras maravilhas para os olhos...

il macellaio

alice fresco

alguns temperinhos na calçada
outras coisinhas...


Um pouco de ilustrações:

minha mais nova aquisição - o livro da cozinha siciliana ! Milhões de receitas, fáceis e deliciosas...O problema será encontrar os ingredientes ! Prometo que vou tentar...

Canolli - o doce mais típico de todos os doces. É um canudinho de massa frita, bem firme, recheado com uma pasta fresca de ricota, amêndoa e frutas cristalizadas, concorre com a cassata e são igualmente maravilhosos.

Levei comigo o livro Italia - Para Comer e Beber Bem - Juscelino Pereira e Gerardo Landulfo, excelentes indicações, fica a dica !

A experiência gastronômica valeu, provamos quase todas as receitas e sem exceção, todas muito boas... Aos poucos, vou provando as receitas e fazendo muito regime !

Guardei os nomes de hotéis e restaurantes e caso alguém tenha interesse, fico à disposição para indicar.

Minha primeria receita Siciliana, ficou maravilhosa !

pasta com molho de peixe, abobrinha e hortelã.