quinta-feira, 21 de julho de 2011

Minhas impressões...

Esta foi minha oitava passagem pela Italia, duas delas, estudando e trabalhando. Desde a primeira visita, muitas coisas mudaram nos lugares e em mim... Desta vez, notei um grande descontentamento dos italianos com os turistas, pouca simpatia e paciência ! Entendo que eles se cansam, mas em muitos lugares, vivem de nós !
A crise me pareceu grande, na maioria do comércio, incluíndo lojas, bares, restaurantes; quem está a frente do negócio é o próprio dono, que atende, explica, cobra, embala... Isto tumultua e demora qualquer compra ou atendimento, irritando o lojista e o consumidor.
Considerando que meu coração é mezzo italiano e mezzo brasiliano, acabo "perdoando" esse comportamento... Sempre defendi a Italia, como sendo um país acolhedor e repleto de pessoas simpáticas. Às vezes tenho a sensação que os anos se passaram e a jovem que perambulava por lá sozinha não tem mais o mesmo tratamento. Digo isso, porque os italianos gostam da mulher brasileira, desde que esteja sozinha, o que agora já não é minha realidade. Esta é uma suposição !

Contarei uma passagem que me irritou demasiadamente: Conforme a postagem de nome Messina, por distração minha e indução ao erro do site booking - de onde prenotei os hotéis, acabei me hospedando em San Giovanni, na região da Calábria ao invés de Messina - Sicilia, dado o imprevisto, tivemos que fazer uma travessia de balsa caríssima e demorada, irritadissima e cansada cheguei ao hotel e perguntei a recepcionista: Sra. estamos em Sicilia ou Calábria e ouvi: Estamos na Italia ! Não sei como não avançei nela, acho que era o cansaço misturado com o inconformismo !

Ainda assim, considero um país que me acolhe, me comove e me faz sentir muito feliz ! Combino com o modo de vida deles e adoro os sabores e costumes. Nada é perfeito !

Por esta razão, vou experimentar mais vezes e a próxima viagem já está em minha cabeça e mais ainda no meu coração !

Italia, ti voglio tanto bene !


Nenhum comentário:

Postar um comentário